Este é um espaço separado para as crianças. Aqui você encontra curiosidades e atividades divertidas para as nossas futuras bailarinas e bailarinos.

Aproveite!

JUNHO 2011

Em ritmo de festa, com muita música e fantasias elaboradas, nasce um amor. A história de hoje se passa em uma época contagiante, onde até o proibido parece ser aceito nessa data festiva. E aí, já sabe de qual época do ano eu falo? Aquela, que no Brasil acontece geralmente em fevereiro.. Pois é, o carnaval!

Harlequinade

Colombina observa no balcão de sua casa as preparações finais para a festa de carnaval que ocorre em Veneza. Ela não se contenta em ficar em casa e foge para a agitação, mascarada de farrista, dançando. Seu pai fica indignado com o corrido e a traz de volta agarrada pelas mãos para impedir que ela siga na celebração. Para Cassandre, sua filha tem que esperar seu noivo, o mercante rico Leandre. Porém, colombina está perdidamente apaixonada pelo simples e bondoso Harlequin, e não quer nem pensar na hipótese de se casar com outro que não seja o seu amor.

Tentando guardar sua filha para o noivo prometido, Cassandre tranca a jovem em casa e deixa a chave com seu empregado Pierrô, ordenando-o a não dá- la  a ninguém. Contudo, Colombina é esperta e com a ajuda de um amigo consegue enganar o empregado e pega a chave em troca de um beijo. Sua casa vira uma alegria, todos os amigos que não puderam encontrá-la no carnaval, e claro seu amor, vão a sua casa e lhe cantam uma linda serenata.

Ao voltar para casa Cassandre fica furioso ao ver sua filha nos braços de Harlequin e ordena seus empregados a retirarem o moço de lá e impede novamente Colombina de sair de casa.

Harlequin fica muito triste com o acontecido, porém parece que ainda há uma luz no fim do túnel. A rainha do carnaval Fierina, acaba de chegar à praça da cidade e ao ver o jovem magoado lhe pergunta:

-Por que você chora no meio do carnaval?

E Harlequin explica toda sua história, e ela decide ajudá-lo.

Enquanto isso, Leandre, o noivo prometido à colombina tenta ganhar aos encantos da moça, só que o rapaz é tão cômico que o máximo que consegue é arrancar lhe gargalhadas.  Cassandre tenta fazer de tudo para que a jovem se encante pelo moço, mas não adianta. Colombina está cada vez mais decidida a redobrar sua atenção para fugir de casa e não dá ouvidos ao pai.

Em um dado momento, os empregados avisam que uma importante visita acaba de chegar. É Fierina, a rainha do carnaval. Ela pergunta a Cassandre sobre o casamento de sua filha e ele a diz que já está prometida a Leandre. Colombina aparece reclamando sobre a escolha do noivo, e declara sua paixão a Harlequin. O pai justifica-se que não pode aceitar o casamento entre eles, pois ele é pobre. Porém, Fierina anuncia que ele agora é dono de uma grande herança. Cassandre se surpreende. Agora não há mais obstáculos para eles vivenciarem o amor. Colombina e Harlequin conseguem enfim unir-se e ficam muito agradecidos a rainha do carnaval.

Juliana Tordo Antunes - 8 anos

 

ABRIL 2011

Para quem pensa que quando chega a hora da morte a história se encerra. Espere até conhcer o repertório de hoje. Dois atos com ambientes completamente diferentes, onde o amor e a decepção se misturam.

GISELLE

Giselle é uma jovem camponesa que vive num vilarejo no interior da Europa com sua mãe. Em um ambiente de magia e muita dança ela se apaixona por Loys e é correspondida pelo moço. Porém o rapaz não é um simples morador da vila e sim o conde Albrechat fingido de lenhador para ganhar os encantos da moça.

Hilarion é um guarda caças da vila, que também está perdidamente apaixonado por giselle, logo este faz de tudo para poder desmascarar o conde. A oportunidade chega. É época de colheita de uvas e o lugarejo está em festa, com isso muitos visitantes nobres chegam para a comemoração. Hilarion entra escondido na casa de Loys(conde) e encontra sua roupa e espada de nobre. Consegue assim pistas para mostrar o fingimento de Albrechat. Loys aproveita o evento e conta a verdade para todos. Giselle fica muito triste e decepcionada e isso é aumentado quando a jovem descobre que o conde já era prometido a outra moça. Giselle enlouquece e acaba morrendo por amor.

No Ballet de Giselle as moças que morrem por decepção amorosa antes do seu casamento viram Willis. Por tanto, a jovem camponesa também vira uma. Elas aparecem à meia noite e buscam se vingar dos homens que passam pela floresta, fazendo eles dançarem até morrer por cansaço.

Gisele é convidada pela rainha das Willis para fazer parte do grupo. O primeiro ritual não demora muito para acontecer. Hilarion vai visitar o túmulo de Giselle e é perseguido e levado a morte. Pouco depois Albrechat aparece carregando lírios e as Willis reaparecem. Mas o amor de Giselle continua forte pelo rapaz. Então ela protege seu amado com a cruz de seu túmulo até o amanhecer e as Willis desaparecerem.

A história do balé Giselle não termina com um clima de felicidade, porém é mostrado o amor acima de tudo, inclusive depois da morte.

Envie o desenho de sua filha/o para o nosso e-mail e ele poderá ser publicado na próxima edição!

Desenho de Gabriela Alcantara - 7 anos

FEVEREIRO 2011

A magia do balé

O encanto do palco nos trás uma alegria contagiante, ele fascina e juntamente com isso, existe toda uma história nos balés de repertório que deixa o espetáculo mais vivo e encantador.

Vamos conhecer agora, um pouco dessa magia através de uma obra clássica de grande importância para o mundo da dança.

Coppélia

Dr. Coppélius era muito misterioso, e considerado bruxo por muitas pessoas do pequeno vilarejo em que morava. O grande segredo deste velho homem estava em suas invenções, dentre elas haviam bonecos e bonecas do tamanho de seres humanos. Coppélia era uma boneca que se destacava no meio das criações desse senhor, assim como também era sua preferida. Ele a deixava sempre sentada na varanda com um livro na mão, o que causava encantamento aos homens que passavam por ali. Um desses admiradores era Franz, um jovem que estava noivo de Swanilda. A moça já estava percebendo os olhares de Franz para a Coppléia, que ele acreditava ser humana.

Um belo dia, durante uma festa na vila onde moravam, Dr. Coppélius perde a chave de sua casa. Swanilda age rápido, aproveita o descuido do velho e entra com suas amigas na casa dele a procura da moça bonita que seu noivo tanto olhava. Para seu alívio, ela descobre que Coppélia era apenas uma boneca muito perfeita. De repente o velho misterioso entra na casa. As meninas correm para se esconder e nisso Swanilda veste a roupa da Coppélia e se passa por ela.

Enquanto isso, Franz está na festa da vila, mas com o pensamento em Coppelia. Nisso, ele tenta entrar com uma escada na varanda do quarto onde fica a bela moça, mas Dr. Coppélius, logo descobre as intenções do rapaz e resolve embebedar o jovem para que através de suas bruxarias conseguisse passar a alma dele para sua boneca preferida, dando vida a ela. Mas Swanilda, que não era boba, percebe o que está acontecendo e como estava vestida de Coppélia teve a idéia de fingir para o velho que seu plano estava dando certo e assim ela começa a dançar por toda a casa e faz uma verdadeira bagunça ali. Dr. Coppélius fica desesperado e acaba por achar que perdeu o controle de suas invenções.

Finalmente Swanilda consegue despertar Franz e conta-lhe toda a verdade. Assim, os dois fogem felizes dançando.

Dr. Coppélius, então descobre que foi enganado e fica furioso, mas este é recompensado na festa de casamento de Franz e Swanilda e é presenteado com o dote da moça, assim ele poderia reconstruir de novo suas criações. Neste ambiente de harmonia e paz, a felicidade tomou conta do vilarejo e todos começaram a dançar para comemorar.

FIM

Envie o desenho de sua filha/o para o nosso e-mail e ele poderá ser publicado na próxima edição!

Desenho de Larissa Gouveia - 6 anos

Jogo dos 7 erros da Do Dance

Abaixe a tela para achar a solução.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: